Hodie - Monitoramento Logístico de Entregas

Hodie
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1) O QUE É?

O HODIE é um software para monitoramento logístico de entregas, que registra as baixas das entregas em tempo real.

Todas estas informações são monitoradas visualmente por sua equipe, através de um "monitor de entregas", que exibe a situação de suas cargas, por região.

As informações ficam disponíveis para acesso via Internet, e podem ser distribuídas facilmente para outros sistemas.

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2) MONITORE AS BAIXAS DE ENTREGA

No HODIE a baixa de entrega é feita pelo motorista, que liga para um número de telefone, e digita o número da nota fiscal
que foi entregue.

O sistema é telefônico e 100% eletrônico, e por isso é muito simples e intuitivo.

A informação registrada pelo motorista é divulgada em tempo real, para todos os envolvidos.

Confira o funcionamento:

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As notas fiscais são enviadas do ERP para o HODIE, através de uma interface automática.
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Os transportadores têm acesso às suas notas fiscais, através do Portal HodieWEB, acessado via Internet. As baixas de entrega são registradas pelos motoristas, em tempo real, através de uma ligação telefônica.
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Logística, vendedores, e a área financeira consultam as informações das entregas on-line. Cada usuário acessa somente suas notas fiscais.
3) MONITORE AS ENTREGAS COM OCORRÊNCIAS

Sempre que algum tipo de ocorrência impossibilitar a entrega de uma carga, a transportadora deve registrar a dificuldade através do telefone ou do Portal HodieWEB.

O HODIE registra as ocorrências de entrega, e auxilia os atendentes a solucionarem os problemas, gerando uma lista de tarefas e procedimentos, previamente configurados, para cada situação.

As áreas envolvidas são comunicadas por e-mail, e todo o histórico da solução fica registrado.

O objetivo do gerenciamento de ocorrências é evitar retornos e reentregas, gerando uma base de dados para tomada de decisões.

Veja como é simples:
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O cliente recusa-se a receber, ou alguma outra ocorrência impede que a entrega seja realizada.
Hodie passo 02
O motorista liga para a central de atendimento ou para sua transportadora, e o operador registra no software a dificuldade de entrega.
Hodie passo 03
Logística, vendedores, e a área financeira consultam as informações das entregas on-line. Cada usuário acessa somente suas notas fiscais.
Hodie passo 04
Negocia-se com o cliente uma solução para o problema.
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A informação da solução segue o caminho inverso (áreas envolvidas - logística - motorista).
4) BENEFÍCIOS DO PRODUTO
  • Informação das entregas realizadas em tempo real
  • Opção de baixa de entrega 100% automática (não requer atendente)
  • Não requer investimento em hardware para os motoristas. Basta o telefone celular (ou um orelhão)
  • Comunicação automática por e-mail
  • Sistema parametrizável de acordo com regras de negócio da empresa
  • Informação de baixa disponível para a área de vendas e logística
  • Interface WEB para acompanhamento on-line por vendedores
  • Opção de monitorar entregas por romaneio, para acompanhamento de roteiros de entregas
  • Estimativa de valores de frete evitado com ocorrências solucionadas
  • Relatórios gerenciais para a tomada de decisões
5) CONFIRA ALGUNS CASOS DE SUCESSO

São mais de 20 empresas e centenas de transportadores utilizando o HODIE para baixa mensal de milhares de notas fiscais.
Confira alguns casos de sucesso, fornecidos pelos nossos clientes:

  Cliente A Cliente B Cliente C
Ramo de atuação Alimentos Indústria Alimentos
Média de entregas por mês Acima de 50.000 danfes por mês 2.500 5.000
Faturamento anual R$ 2,3 BI (2011) R$ 54 Mi (2011) R$ 180 Mi (2011)
Desafio Falta de controle sobre as entregas Rastreamento da Entrega ao Cliente para obter um melhor controle e tempo de resposta na identificação dos possíveis atrasos. Informação com mais agilidade e maior precisão das informações para os departamentos internos e externos.
Projeto Relativamente fácil, poderiamos ter investido mais tempo nas análise da ferramenta seus benefícios e gap’s O Projeto ocorreu de acordo com o planejado e a RunTec prestou todo o suporte necessário para que fosse implementado dentro do prazo estabelecido. Não houve grandes problemas, o maior problema foi realmente a adaptação do pessoal com o sistema.
Resultados Controle sobre as entregas, conhecimento das oportunidades e melhorias no processo de nível de serviço. O software nos ajudou a reduzir o tempo de resposta na identificação de possíveis problemas na entrega; É possível passar uma previsão mais precisa ao Cliente de quando o mesmo estará recebendo a mercadoria; É possível monitorar a qualidade do Serviço das Transportadoras;

TANGÍVEIS = A rápida gestão de informação tanto referente ao faturamento quanto as entregas e cobrança as transportadoras.

INTANGÍVEIS= Padronização do processo de informação de performance de transportadoras, clientes e vendedores, classificados por região.

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