Política de Privacidade de Dados

(Externa)

Tipo Versão Classificação Data da Criação Data da Última Atualização
Política 1.0 Pública 30/08/2021 04/01/2024

Sumário

  1. Compromisso da Runtec em Proteger a Privacidade
  2. Objetivo
  3. Quem somos
    1. Controlador de dados pessoais
    2. Operadores de dados pessoais
    3. Encarregado de Dados pessoais
  4. Nossos princípios para Proteção de seus Dados Pessoais
  5. Nossas Soluções
  6. Definições
  7. Da Coleta de Dados Pessoais
    1. Informações que você nos fornece
    2. Informações geradas quando você usa nossos serviços
    3. Os dados pessoais poderão ser coletados em diversas ocasiões, incluindo
    4. Informações de outras fontes
  8. Do Tratamento de dados pessoais
    1. A Finalidade do Tratamento de dados pessoais
  9. Como usamos suas informações
    1. Usos autorizados
    2. Exclusão dos dados
    3. Monitoramento
    4. Exclusão de usuário
    5. Compartilhamento
    6. Possibilidade de inclusão em negociações
    7. Marketing Direto
    8. Relação com Colaboradores / Fornecedores / Prestadores de Serviços / Entidades Terceiras
  10. Gestão de Sugestões, Reclamações e Conflitos relacionados aos seus dados pessoais
  11. Compartilhamento de Dados Pessoais
  12. Medidas Técnicas, Organizacionais e de Segurança Implementadas
  13. Segurança das Informações
    1. Segurança dos Dados
    2. Proteção de seus dados pessoais durante transferências internacionais
  14. Utilização de Cookies
    1. Os Cookies podem ser de dois tipos
  15. Violações de Dados Pessoais
  16. Atualizações da Política de Privacidade
  17. Disposições Finais
  18. Lei Aplicável

1. Compromisso do Runtec em Proteger a Privacidade

A privacidade é um dos direitos mais importantes para o indivíduo. Está protegida pela lei brasileira e consiste na habilidade que este tem de controlar a exposição de informações sobre sua vida pessoal, sua intimidade, bem como a disponibilidade de dados sobre si mesmo, de retificar, ratificar ou apagar estes e de proteger a confidencialidade de suas comunicações, seu domicílio, sua imagem, honra e reputação perante terceiros.

A Runtec, preocupada em manter o nível de qualidade, privacidade e segurança oferecido aos seus clientes, funcionários, parceiros e por considerarem você e seu negócio importantes, assume o compromisso com a Segurança e Privacidade da Informação.

Por essa razão, a Runtec está empenhada em zelar pela conformidade com a legislação e atos normativos nacionais, na manutenção de políticas, procedimentos, instruções de trabalho e medidas técnicas adequadas à proteção da privacidade dos dados pessoais sob a sua responsabilidade de tratamento e/ou processamento.

Esta Política de Privacidade representa o compromisso da Runtec com relação ao tratamento de dados pessoais, quer sejam em formato digital ou físico, quer tenham sido coletados diretamente do titular dos dados ou de terceiros.

Quando você aceita essa Política de Privacidade, confere sua livre e expressa concordância com os termos aqui estipulados, diretamente e/ou por meio de seu responsável legal, que deve estar ciente também das regras aqui estabelecidas.

Assim, desejamos que você conheça e se familiarize como tratamos seus dados pessoais.

Recomendamos a leitura atenta da presente Política de Privacidade de Dados para que a sua decisão de permitir ou não a coleta e tratamento de seus dados pessoais e de os manter conosco, seja livre, esclarecida e voluntária.

2. Objetivo

Nosso objetivo é fornecer informações necessárias para esclarecer como realizamos o tratamento de dados pessoais, seja em nossas atividades diárias ou através de nossas soluções, zelando pela transparência, e respeito à sua privacidade.

3. Quem somos

A Runtec Informática Ltda foi fundada há mais de 20 anos, tem como objetivo prover soluções de tecnologia da informação e aplicativos para logística que melhorem a eficiência no monitoramento logístico de entregas tanto no Brasil quanto exterior.

3.1 Controlador de dados pessoais

O controlador é o agente responsável por tomar as principais decisões referentes ao tratamento de dados pessoais e por definir a finalidade deste tratamento. Entre essas decisões incluem-se as instruções fornecidas a operadores contratados para realização de um determinado tratamento de dados pessoais.

O artigo 5º, inciso VI, da LGPD define controlador como: “Pessoa natural ou jurídica, de direito público, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais”.

A Runtec Informática Ltda atua como Controladora, quanto aos dados pessoais dos seus colaboradores e como Operadora ao fornecer seus produtos ou serviços aos seus clientes, tratando os dados pessoais em nome de um Controlador (seu cliente), essencialmente para a operação, armazenamento e desempenho para entrega eficaz dos serviços e produtos contratados, conforme disposto na presente política.

Runtec Informática Ltda

Endereço: Av. Jundiaí, nº 1.184, Anhangabaú,

Jundiaí - SP, CEP 13.208-053

Telefone: +55 (11) 4583-2352

CNPJ sob o n.º 04.134.548/0001-85

Deste modo, importante destacar que os seus dados são processados por Runtec Informática Ltda, conforme descrito nesta política.

Para resolução ou esclarecimento sobre qualquer questão relacionada com o tratamento/processamento dos seus dados pessoais você poderá entrar em contato com nosso canal de atendimento conforme mencionado no item 3.3. Encarregado de Dados Pessoais, desta Política de Privacidade.

3.2 Operadores de dados pessoais

Operador é o agente responsável por realizar o tratamento de dados em nome do controlador e conforme a finalidade por este delimitada.

Segundo o art. 5º, inciso X da LGPD é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

É responsabilidade do Operador realizar o tratamento de dados pessoais de acordo com as instruções fornecidas pelo controlador, que verificará a observância das próprias instruções e das normas sobre a matéria.

O Operador de dados pessoais enquanto responsável pelo tratamento destes dados só poderá tratá-los para a finalidade previamente estabelecida, seja nesta política ou em documento apropriado.

Os Operadores de dados possuem as seguintes obrigações:

(I) Seguir as instruções do controlador;

(II) Firmar contratos que estabeleçam, dentre outros assuntos, o regimente de atividades e responsabilidades com o controlador;

(III) Dar ciência ao controlador em caso de contrato com suboperador (es).

Deste modo, para os clientes da Runtec, esta atuará sempre no papel de Operadora.

3.3 Encarregado de Dados pessoais

O Encarregado de dados pessoais é o indivíduo responsável por garantir a conformidade de uma organização, pública ou privada, à Lei Geral de Proteção de Dados.

De acordo com o § 2º do art. 41º, o encarregado possui as seguintes atribuições:

Segue abaixo os dados do nosso encarregado de dados que poderá ser contatado para dirimir e/ou esclarecer eventuais dúvidas quanto ao tratamento de dados pessoais da Runtec:

Encarregado de Dados

Alberto Pereira

E-mail: privacidade@runtec.com.br

Telefone: +55 (11) 4583-2352

4. Nossos princípios para Proteção de seus Dados Pessoais

De acordo com as regulamentações em vigor, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados adotada no Brasil, estabelecemos dez princípios para o tratamento de dados na Runtec:

  1. Legalidade: usaremos seus dados pessoais apenas se:
    • ecebermos a permissão da pessoa, ou
    • se forem necessários para a execução de um contrato do qual a pessoa faça parte, ou
    • se forem necessários para o cumprimento de uma obrigação legal, ou
    • se forem necessários para a proteção dos interesses vitais da pessoa, ou
    • tivermos interesse legítimo em usar dados pessoais sem ferir a liberdade ou os interesses da pessoa;
    • Se o Controlador (nosso cliente), assumir a responsabilidade pela obtenção das respectivas medidas de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
  2. Honestidade: explicaremos por que os dados que coletamos são úteis para nós;
  3. Finalidades determinadas e redução de dados: só coletamos dados pessoais que realmente sejam necessários. Se pudermos chegar ao mesmo resultado usando menos dados, então priorizaremos o uso de apenas alguns dados.
  4. Transparência: informamos a maneira como utilizamos os dados das pessoas.
  5. Facilitamos o exercício dos direitos das pessoas cujos dados coletamos: acesso, retificação e exclusão dos dados, além de oposição ao processamento deles.
  6. Duração do armazenamento de dados: armazenamos os dados por um período limitado.
  7. Garantimos a segurança dos dados, ou seja, a integridade e confidencialidade deles.
  8. Se um terceiro tiver que usar dados pessoais, adotaremos medidas para garantir que ele estará comprometido em proteger esses dados.
  9. Se os dados precisarem ser transferidos para além do Território brasileiro, trabalharemos para garantir que essa transferência tenha o respaldo jurídico apropriado.
  10. Se os dados forem comprometidos (perdidos, violados, danificados, ficarem indisponíveis, dentre outros), notificaremos o ocorrido às autoridades de proteção de dados competentes e aos envolvidos, caso a violação possa trazer grandes riscos à liberdade e aos direitos dos envolvidos.

5. Nossas Soluções

A Runtec é focada na geração de receita recorrente na forma de mensalidades na modalidade SaaS (Software As a Service), através de contratos de assinatura e de serviços de consultoria, suporte, implantação e customização, ou licenciamento de software, onde gerencia a infraestrutura, sendo desnecessária a preocupação do cliente com instalação, atualização e manutenção desses ambientes.

nossas-solucoes

A Runtec disponibiliza um sistema colaborativo através da sua suíte de aplicativos HODIE, integrando os envolvidos e interessados na operação de distribuição, entrega, retorno e devoluções, viabilizando o compartilhamento de informações, de acordo com a necessidade do cliente, através de desktops, sistemas corporativos, plataformas Web e aplicativos, se tornando acessível e multidispositivos de acordo com as necessidades de seus clientes.

A suíte de aplicativos HODIE proporciona e viabiliza o acesso, armazenamento e compartilhamento de informações online referentes à logística do negócio do seu cliente, entregues no momento em que cada usuário precisa dela. Cada um dos envolvidos utiliza o dispositivo adequado para cada momento tornando a gestão das entregas da informação de acordo com a necessidade do cliente Runtec.

Seu funcionamento ocorre a partir do momento em que as notas fiscais são carregadas no Sistema ERP/TMS do cliente, e enviadas para o sistema HODIE, de forma automática, através de interface. Essa integração viabiliza aos responsáveis pela logística do cliente da Runtec e das transportadoras cadastradas para a realização do monitoramento das entregas.

Os responsáveis pelas entregas ou ocorrências podem registrá-las através de ligação telefônica 0800, onde o atendimento é realizado de forma automatizado, podendo ser realizado no momento em que são realizadas, sempre de acordo com a configuração solicitada pelo cliente na contratação.

As soluções também proporcionam que as transportadoras possam baixar as entregas e registrar ocorrências através de um portal web, EDI ou API smartphone. Os envolvidos nesta operação (logística, transportadora, vendedores, cliente e financeiro) são informados de suas entregas e ocorrências, através de e-mails e notificações enviadas para o smartphone, conforme solicitação do cliente da Runtec.

As soluções da suíte do HODIE proporcionam informações rápidas e que cubram 100% de duas entregas, um processo colaborativo envolvendo transportadores, analistas de lojista, de logística e área comercial, e até mesmo, o destinatário, disponibilizando um canal de comunicação direto e seguro para resolver ocorrências em andamento, através de troca de mensagens por smartphone em tempo real, App, Portal Web e e-mail,.

As mensagens têm por finalidade proporcionar aos clientes Runtec agilidade na comunicação da cadeia de logística, mediante a disponibilidade de acessos para os setores e destinatários das informações de forma simples e rápida, tais como: área de logística, serviço ao cliente, transportadora, motorista, cliente, vendedores, gestores e financeiro.

A plataforma é multidispositivos, podendo ser consultada em tempo real pelos envolvidos e interessados autorizados pelo cliente, através dos desktops, via web ou smartphone. Os indicadores logísticos ficam disponíveis na web ou no smartphone simplificando acompanhamento dos gestores, conforme necessidade do negócio. Relatórios detalhados podem ser enviados diariamente através de e-mail, desktop ou smartphone de cada gestor.

O cliente da Runtec autoriza a configuração quanto aos acessos e quais relatórios estarão disponíveis para cada perfil, bem como quanto a periodicidade de geração e envio desses relatórios, bem como quanto as regras para realização de cobrança automática dos transportadores.

Caso seja solicitado pelo cliente, cada transportador poderá receber diariamente um e-mail automático com suas entregas atrasadas, pendentes e ocorrências, sendo que os mesmos ficarão disponibilizados para consulta em qualquer momento, conforme exigências do negócio do cliente.

Através do módulo do Hodie Reversa, o cliente da Runtec pode realizar o controle de fluxos de devolução de materiais que acontecem no cliente do cliente para o fabricante, de acordo com suas necessidades.

Ainda no módulo do Hodie Reversa, as novas solicitações de coletas são monitoradas pelo sistema de reserva desde sua entrada no sistema, passando pelo fluxo de aprovações registro dos documentos, coleta no cliente até a chegada do material.

Para completar o monitoramento o módulo Hodie Frete também faz gestão de custos extras, tais como: diárias, descarga, frete de reentrega e de devolução. Isso é gestão colaborativa, dinâmica e inteligente.

Elencamos abaixo algumas das principais características e finalidades das nossas soluções:

Soluções Runtec


  • O HODIE Monitoramento Logístico de Entregas é um software de logística que tem como função dar visibilidade a todo o processo de entrega de produtos, registrar as baixas das notas fiscais, gestão de ocorrências e agendamento de entrega.
  • As informações são monitoradas visualmente pelo cliente da Runtec através de dashboards (mapas), que exige a situação de suas cargas por região.
  • Caso haja alguma ocorrência durante o processo, estas ficam registradas, sendo possível acompanhá-las e resolvê-las através do software.

Cadastro:

  • São necessárias diversas informações para o controle de sua empresa, emissão de relatórios, configuração de envio de e-mails automáticos, acompanhamento da performance das operações logísticas, entre outras.
  • Através de interfaces, os dados das entregas podem ser distribuídos para outros sistemas, e as informações também são disponibilizadas no Portal HodieWeb, acessado via internet.

O módulo ainda contempla o APP Motorista para celulares, desenvolvido para facilitar a consulta de entregas, baixa de notas fiscais e o registro de ocorrências.


  • O módulo Hodie Pedidos Gestão do Ciclo do Pedido é um sistema que traz para a indústria a experiência do e-commerce, através do monitoramento e controle de cada etapa do ciclo do pedido.
  • É um módulo opcional do Sistema HODIE com a finalidade de proporcionar a visibilidade do clico do pedido.
  • É comercializado na modalidade SaaS (Software as a Service), de acordo com as necessidades do cliente descritas na ficha de contratação.

Proporciona:

  • Visibilidade para o cliente e área comercial;
  • Indicadores on-line (OTIF* / OTD**);
  • Redução de chamadas sobre posição dos pedidos;
  • Lead time de cada etapa;
  • Registro de incidentes.

* O termo OTIF, é a sigla da expressão On-Time In-Full ou “no prazo e completo”, em tradução livre para o português.

**O On-Time Delivery é o indicador que visa mensurar o percentual de pedidos entregues dento do prazo acordado com o cliente. Em linhas gerais, serve para analisar o tempo da separação e expedição do pedido até o envio feito pela transportadora.


  • O módulo HodieBooking Controle de Agendamento de Cargas trata-se de um módulo opcional do Sistema HODIE com a finalidade de proporcionar uma solução de agendamento de docas para controle de coletas e recebimentos, além de gestão de pátio.
  • Organiza a agenda de expedição e recebimento de cargas

Proporciona:

  • Programação da ocupação das docas;
  • Controle e agendamento de docas;
  • Gestão de Pátio;
  • Ordem de coleta e portaria;
  • Cadastro de motoristas e veículos;
  • Inboud / Outbound;
  • Aceite / recusa da transportadora;
  • Notificações por e-mail.

  • O HodieWeb Monitoramento Logístico de Entregas é um módulo opcional do software HODIE e é hospedado no datacenter de um provedor (empresa de telecomunicações).
  • Trata-se de um Portal Web colaborativo para transportadores, área comercial e demais envolvidos.
  • Através dele são realizados registros das baixas das entregas em tempo real, através da disponibilização de um número telefônico exclusivo do Cliente da Runtec.
  • O sistema pode ser acessado por transportadores, clientes e clientes dos clientes da Runtec, de acordo com suas necessidades para consulta de dados de entrega de notas fiscais, bem como para registro de informações, como ocorrências e baixas de entrega.
  • Pode ser utilizado para atualizar as informações de entrega em um sistema já existente do cliente da Runtec, ou pode ser usado em conjunto com a suíte do HODIE.

  • O módulo HodieAPP é um aplicativo para dispositivos móveis com sistemas operacionais: Android e iOS;
  • Tem por objetivo proporcionar a área comercial o acompanhamento das entregas online com notificações imediatas.
  • O controle de acesso é o mesmo utilizado pelo HodieWeb e uma vez contratado o módulo, qualquer usuário deste último poderá acessar os dados através do aplicativo.
  • O usuário visualiza os mesmos dados disponíveis no HodieWeb, sendo este pré-requisito para o HodieAPP.
  • Comercializado na modalidade SaaS (Software as a Service), conforme necessidade do cliente descrita na firma de contratação.

Proporciona:

  • Colaboração da força de vendas;
  • Notificações imediatas;
  • Atuação nos processos de ocorrências e reserva;
  • Opção de APP customizado com a marca do cliente Runtec.

Como são tratados os dados no HodieAPP:

Funcionalidade: Através do APP, a área comercial, a área de logística e o Transportador, interagem e contribuem para o controle e conclusão das entregas. Cada Usuário visualiza apenas as notas fiscais que são de sua responsabilidade. O aplicativo também permite ao Usuário configurar notificações que informam quando as entregas forem embarcadas e confirmadas, quando suas notas fiscais forem baixadas e quando uma ocorrência for registrada no sistema HODIE, sendo possível interagir através da troca de mensagens instantâneas, agilizando a solução da mesma.

Operação: O sistema é disponibilizado vazio, ou seja, sem informações. Somente são inseridos no sistema, os dados que a CONTRATANTE coletar, ou seja, a própria CONTRATANTE decide quais dados deseja inserir no sistema. Normalmente, somente são inseridos no sistema os seguintes dados: Nome, cargo, IP e e-mail.

Hospedagem: Os dados são hospedados no datacenter de um provedor (empresa de telecomunicações que presta esse serviço para a Runtec, o Fornecedor LocaWeb-Nextios) terceirizado, e disponibilizado para a CONTRATANTE através da Internet.
Os dados pessoais são armazenados em backup e nuvem.
Os dados são trafegados entre os nossos sistemas, HODIE e HodieWEB, por meio de criptografia.
O banco de dados fica protegido por senhas e camadas de firewall.
O acesso físico ao data center, segue um controle de acesso, com sistema de alarme, vídeo vigilância e fechadura eletrônica por biometria em porta de aço (sem janelas), somente pessoas autorizadas podem acessar o local dos servidores.

Programação: realizamos periodicamente a revisão de código fonte referente aos novos desenvolvimentos do software na Runtec, vasculhando o código fonte das aplicações a procurando vulnerabilidades, sejam logicas ou funções perigosas que podem trazer riscos a aplicação, focando nos seguintes mecanismos:· Autenticação; Autorização; Gestão da sessão; Validação de dados; Tratamento de erros; Logging; Criptografia.
Inclusive, possuímos um sistema de workflow para controle de propostas de desenvolvimento, com uma etapa exclusiva para testes.
Durante esta etapa o responsável pelo teste é alocado, para concluir esta etapa, e verificar se a rotina desenvolvida está de acordo com o que foi solicitado na proposta.


  • O módulo Hodie Motorista é um APP* exclusivo para motoristas registrarem as informações de entregas e ocorrências em tempo real.
  • Funciona como opção de baixa de entrega em tempo real, além das demais opções do HODIE como 0800, EDI** e WebServices.

Possui as seguintes funcionalidades

  • Associação de NF e motorista;
  • Baixa de entrega;
  • Registro de localização (se habilitado o GPS)***;
  • Opção para registro de foto do canhoto;
  • Abertura de ocorrência de entre

* APP – Sigla em inglês para Application, que significa aplicação. É um software para dispositivos eletrônicos que auxiliam os usuários a realizar determinadas tarefas.

**EDI (Electronic Data Interchange) refere-se a uma tecnologia utilizada desde os anos 1960 no mundo dos negócios para a troca de dados entre diferentes sistemas informatizados.

***O GPS (Global Positioning System) é o nome do sistema utilizado para navegação e aquisição de medidas precisas de localização geográfica e geodésica, originalmente denominado NAVSTAR (Navigation System with Timing and Tanging). Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento que tem sua emissão e armazenamento feitos pelo meio digital.

Como são tratados os dados no Hodie Motorista:

Funcionalidade: O aplicativo funciona como opção de baixa de entrega em tempo real, além das demais opções do HODIE como 0800, EDI e WebServices. Possui ainda, as funcionalidades de associação de NF e motorista, baixa de entrega, registro de localização (se habilitado o GPS), opção para registro de foto do canhoto e abertura de ocorrência de entrega.

Operação: O sistema é disponibilizado vazio, ou seja, sem informações. Somente são inseridos no sistema, os dados que a CONTRATANTE coletar, ou seja, a própria CONTRATANTE decide quais dados deseja inserir no sistema. Normalmente, somente são inseridos no sistema os seguintes dados: foto, localização, GPS, IP, CPF, E-mail e telefone.

Hospedagem: Os dados são hospedados no datacenter de um provedor (empresa de telecomunicações que presta esse serviço para a Runtec, o Fornecedor LocaWeb-Nextios) terceirizado, e disponibilizado para a CONTRATANTE através da Internet.
Os dados pessoais são armazenados em backup e nuvem.
Os dados são trafegados entre os nossos sistemas, HODIE e HodieWEB, por meio de criptografia.
O banco de dados fica protegido por senhas e camadas de firewall.
O acesso físico ao data center, segue um controle de acesso, com sistema de alarme, vídeo vigilância e fechadura eletrônica por biometria em porta de aço (sem janelas), somente pessoas autorizadas podem acessar o local dos servidores. 

Programação: realizamos periodicamente a revisão de código fonte referente aos novos desenvolvimentos do software na Runtec, vasculhando o código fonte das aplicações a procurando vulnerabilidades, sejam logicas ou funções perigosas que podem trazer riscos a aplicação, focando nos seguintes mecanismos:· Autenticação; Autorização; Gestão da sessão; Validação de dados; Tratamento de erros; Logging; Criptografia.
Inclusive, possuímos um sistema de workflow para controle de propostas de desenvolvimento, com uma etapa exclusiva para teste.
Durante esta etapa o responsável pelo teste é alocado, para concluir esta etapa, e verificar se a rotina desenvolvida está de acordo com o que foi solicitado na proposta.


  • O módulo Hodie Frete é um módulo opcional do Sistema HODIE que permite o registro de valores “estimados” dos fretes extras das notas fiscais, bem como o lançamento do pagamento das faturas destes fretes das notas fiscais.
    É comercializado na modalidade SaaS (Software as a Service), conforme necessidade do cliente Runtec.

Proporciona ainda o controle dos custos extras, tais como:

  • Diárias;
  • Descargas, e
  • Retornos, dentre outros.

Recursos da ferramenta:

  • Cadastro de tabelas de fretes extras;
  • Cálculo de fretes extras;
  • Controle de fretes extras (diárias, reentregas, retornos totais ou parciais, descargas, etc);
  • Conferência de fatura;
  • Importação do arquivo de CT-e*;
  • Monitor de fretes.

* O Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento que tem sua emissão e armazenamento feitos pelo meio digital.


  • O módulo Hodie Reversa Controle de Logística Reversa trata-se de uma solução para controle de logística reversa através de um sistema de workflow, também comercializado como um módulo opcional do Sistema HODIE, na modalidade SaaS (Software as a Service).
  • Caso contratado, o cliente da Runtec pode optar pelo upgrade do Portal HodieWEB para que as informações de solicitações de logística reversa possam ser disponibilizadas no respectivo portal.
  • Opcionalmente pode ser contratada uma Central Telefônica automática de atendimento ao motorista para registro da coleta, de acordo com a necessidade do cliente da Runtec descrita na ficha de contratação.

Benefícios:

  • É homologada por clientes farmacêuticos;
  • Controle de processos de devoluções, desde a:
    • Solicitação do cliente;
    • Aprovações de alçadas;
    • Políticas de crédito
    • Gestão de documentos e NFD*;
    • Controles de saldos;
    • Destinação;
    • Interfaces com ERP**.

* NFD - Nota Fiscal de Devolução

** ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos ERP.


  • O módulo HodieKPI é um módulo opcional do sistema HODIE, que disponibiliza mais de 100 relatórios e indicadores, comercializado na modalidade SaaS (Software as a Service).
  • Tem a finalidade de entregar relatórios de BI (Business Intelligence), gerando indicadores para acompanhamento com base nos dados do Sistema HODIE, e que permite o acesso a mais de 40 indicadores, gráficos e relatórios pré-configurados.
  • A solução proporciona aceso aos valores mínimos, médios e máximos de alguns dos indicadores das empresas assinantes para fins de comparação desses valores com seus próprios indicadores, salientando que não são disponibilizados dados pessoais dos assinantes e/ou de outras empresas.
  • Mediante a contratação da solução os valores mínimos, médios e máximos do grupo de participantes serão considerados com os dados de outras empresas, para o cálculo das médias e realização de benchmarking.

Exemplo de Relatórios:

  • Relatórios por e-mails
  • Relatório diário para a área comercial
  • Benchmarking do mercado
  • Cobrança automática de pendências
  • App para iOS* e Android.

* iOS (anteriormente chamado iPhone OS) é um sistema operacional exclusivo para aparelhos da Apple.


  • O módulo Hodie Control Tower é a consolidação das torres de controle logísticas. Trata-se de um módulo opcional do Sistema Hodie.
  • É um programa de computador voltado para a construção de uma torre de controle logístico.
  • Orienta a estrutura do cliente, equipes e processos para uma atuação sistemática, com as ferramentas de controle, monitoramento e gestão da Suíte HODIE.

  • O módulo Guia Hodie de Transportadoras trata-se de um módulo opcional do Sistema HODIE.
  • O Guia Hodie de Transportadoras é um programa de computador que funciona como um catálogo on-line de empresas de transportes para auxiliar as empresas na busca de novos parceiros.
  • Qualquer transportadora pode se cadastrar, gratuitamente, para oferecer seus serviços.
  • Os dados dos transportadores cadastrados no Guia Hodie de Transportadoras poderão ser acessados por todos os clientes da Runtec que utilizam o sistema HODIE.
  • O cadastro dos transportadores é gratuito, todavia, é necessário a anuência aos termos da presente Política de Privacidade Externa da Runtec.
  • O Guia Hodie de Transportadoras tem por finalidade atender a demanda dos clientes Runtec e usuários das soluções voltadas para o mercado de logística, que solicitavam a indicação de empresas de transporte.
  • O Guia Hodie de Transportadoras também permite que os clientes da Runtec localizem transportadores que utilizam ou que já utilizaram o sistema HODIE.
  • É uma espécie de Hub* conectando interessados em contatar transportadoras e viabilizar negócios entre ambos.

* Hub de negócios é um modelo inovador e disruptivo, que propicia a prestação de múltiplos serviços para milhões de consumidores por meio de diversas empresas, com elevado nível de qualidade, segurança, performance, disponibilidade e com redução significativa do esforço de todos os provedores e consumidores dos serviços que fazem parte do hub.


  • O módulo Hodie Gateway trata-se de um módulo opcional do Sistema HODIE.
  • O Hodie Gateway é uma API integrada para comunicação com sistemas de transportadores, embarcadores e clientes.

Para usuários de sistemas desenvolvidos pela Runtec, este documento deve ser interpretado em conjunto com o contrato de licenciamento de software de cada uma das soluções acima descritas.

6. Definições

Para os fins desta Política de Privacidade, entende-se por:

  1. categorização da informação: forma de organização do tratamento da informação dentro da Runtec, correspondente à chamada “classificação da informação”, em outras empresas, de modo a garantir unidade e coerência no tratamento de dados e informações;

  2. cliente: pessoa natural ou jurídica que mantenha relação comercial com a Runtec, por meio de contrato de prestação de serviços ou aquisição de licença de uso de software;

  3. cliente do cliente: pessoa natural ou jurídica que mantenha relação comercial ou de parceria com o cliente da Runtec;

  4. confidencialidade: garantia de que a informação é acessível somente por pessoas autorizadas;

  5. continuidade de negócios: capacidade da organização de continuar a entrega de produtos ou serviços em um nível aceitável previamente definido após incidentes de interrupção;

  6. dado pessoal: informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

  7. integridade: garantia da exatidão e completeza da informação e dos métodos de seu processamento;

  8. parceiro: pessoa jurídica com a qual a Runtec venha a ter relação de cooperação recíproca, por meio de convênios, termos de cooperação ou similares;

  9. segurança da informação: conjunto de práticas e métodos voltados para a preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação tratada no âmbito da organização;

  10. titular: a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

  11. tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, cruzamento, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração; e

  12. usuário: pessoa natural ou jurídica que acesse os serviços da Runtec.

7.Da Coleta de Dados Pessoais

7.1 Informações que você nos fornece

Isso inclui:

7.2. Informações geradas quando você usa nossos serviços:

7.3. Os dados pessoais poderão ser coletados em diversas ocasiões, incluindo:

  1. Participação nos eventos ou programas de marketing:

    • Inscrição nos eventos que realizamos ou patrocinamos e de acordo com nossa política de privacidade ou do parceiro que compartilha conosco;

    • Assinatura de boletins informativos, para receber ofertas e promoções por e-mail.

  2. Transmissão de informações de terceiros:

    • As transmissões de dados pessoais a terceiros e/ou parceiros estratégicos ocorre de acordo com a solução contratada e nos termos do contrato firmado ou de acordo com a solicitação de integração realizada pelo cliente;

  3. Atividades da Internet:

    • Conexão aos sites do Runtec (endereço IP, cookies de acordo com nossa política de cookies);
    • Formulários on-line (solicitação de suporte, questionários, páginas da Runtec nas redes sociais, dispositivos de login de redes sociais, conversas com um robô ou "chat").

Os dados pessoais ainda poderão ser coletados através de:

7.4. Informações de outras fontes

Isso pode incluir:

8.Do Tratamento de dados pessoais

Tratamos os dados pessoais sob a nossa responsabilidade mediante as finalidades inerentes à sua coleta, seja durante sua interação conosco em nosso site www.runtec.com.br, nossas páginas nas redes sociais que controlamos, mensagens enviadas por e-mails por nós com o link desta Política de Privacidade de Dados, ou ainda através de suas comunicações conosco online ou pessoalmente.

Os dados também poderão ser coletados através de terceiros, fornecido por nossos clientes, bem como parceiros de negócios estratégicos, além de banco de dados públicos e parceiros de marketing.

8.1 A Finalidade do Tratamento de dados pessoais

A Runtec assume o compromisso através desta Política de Privacidade de Dados de tratar os dados pessoais sob a sua responsabilidade mediante as finalidades inerentes à sua coleta.

A tabela abaixo apresenta as finalidades para as quais seus dados são utilizados, a base legal para esse uso, assim como o período em que eles são armazenados:

FINALIDADE DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES ASSOCIADAS COM A FINALIDADE BASE JURÍDICA

Administrativo

Existem diversas atividades associadas a esta finalidade, como:

  • envio e recebimento de Produtos e Correspondências;

  • Reservas para viagens;

  • e, Confecção de Crachás.

Execução do contrato ou itens a ele relacionados, incluindo medidas pré-contratuais e a customização do sistema.

Interesses legítimos para garantir o oferecimento de soluções adequadas as necessidades do cliente, bem como identificação dos colaboradores

Financeiro

Existem diversas atividades associadas a esta finalidade, como:

  • atualização de cadastros junto à clientes;

  • transferências bancárias (funcionários e sócios);

  • inclusão de contas à Pagar, Receber, Movimento Contábil e Fiscal;

  • Pagamentos à Fornecedores;

  • e, troca de e-mails.

Obrigações Legais, como por exemplo, tributárias, escrituração fiscal e contábil.

Execução de contrato com fornecedores e prestadores de serviços.

Legítimo interesse para gestão das obrigações inerentes aos contratos, como por exemplo, contas a pagar, troca de mensagens.

Novos Negócios,
Qualidade,
Eventos
e
Ações de Marketing para divulgação de promoções e novidades

Existem diversas atividades associadas a essa finalidade, como

  • prospecção de novos clientes, execução de novos projetos, coleta de dados através de formulários, atender ao prospect com leads que mantiveram contato para obter informações comerciais e técnicas das soluções;

  • pós-venda, consultas e reclamações de clientes, realização de treinamentos presenciais ou via remota;

  • Realização de eventos;

  • coleta de imagens e gravação de vídeos corporativos realizados na Runtec com a finalidade de informar e dar publicidade das nossas soluções;

  • cartões de visitas e tratamento de solicitações, newsletter com o objetivo de informar interessados sobre novidades e ofertas de produtos da Runtec;

  • à publicidade nas Redes Sociais;

  • compartilhamento de dados com agências de marketing digital para gestão das redes sociais e demais canais, como Youtube e comunicação sobre produtos e serviços que podem ser de interesse dos clientes e parceiros;

  • análise de público dos sites da Runtec pelo google analytics;

  • envio de notificação de aniversário.

Execução do contrato em relação ao cumprimento de obrigações associadas.

Consentimento, para prospectar novos clientes e projetos.

interesses legítimos, como oferecer novas funcionalidades do Sistema para o cliente, anúncios de produtos e serviços similares e capacitar os colaboradores e os usuários na utilização das ferramentas.

Obrigações legais, como lidar com informações consistentes sobre a atualização e melhorias nas soluções que desenvolvemos

Suporte e Infraestrutura

Existem diversas atividades associadas a esta finalidade, como:

  • Cadastro de login para HelpDesk

  • acesso ao repositório de dados (servidores internos);

  • criação de scripts;

  • atualização de versão do Hodie;

  • ​Bancos de dados em Prospect​.

Execução de contratos para suporte ao cliente

Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias do cliente

Legítimo Interesse da organização em proporcionar processos de capacitação e compartilhamento de informações técnicas e operacionais e viabilizar a utilização das soluções.

Desenvolvimento

Existem diversas atividades associadas a esta finalidade, como:

  • Alocação de Motorista para trecho da Nota Fiscal;

  • Alocação em massa do cliente (realização do cadastro de todos os clientes do cliente) e indicar qual o cliente de um determinado pedido, nota fiscal e nota fiscal reversa;

  • Cadastro de vendedores do cliente e indicar qual o contato responsável pelo cliente;

  • Carga Inicial de clientes, com indicação de qual o cliente de um determinado pedido, delivery, nota fiscal e/ou nota fiscal de devolução (reversa)

  • Registro da entrega no Destino (HodieBooking);

  • Exportação de dados para exportação (planilhas, arquivos textos, webservices para outros sistemas/empresas)

  • Importação de Planilha por Modelo configurável via tela;

  • agendamento da entrega (sistema Hodie);

  • emissão de relatórios;

  • e, sincronismo entre banco de dados.

Execução ou preparação de contratos seja relacionado ao conhecimento das necessidades do cliente, desenvolvimento, criação de usuários, cadastro, geração de indicadores e relatórios, nos termos do contrato.

Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias do cliente, como por exemplo proporcionar ao cliente a obtenção da anuência ao recebimento da mercadoria na Nota Fiscal

Legítimo Interesse da organização em identificar, oferecer e atender as necessidades do cliente com a integração de soluções de parceiros de negócio, soluções do próprio cliente, como por exemplo ERP´s instalados na infraestrutura e regras de negócio dos clientes.

Produtos

Existem diversas atividades associadas a esta finalidade, como:

  • apresentação do desenvolvimento e de produtos RQ Revisão de Qualidade;

  • kick off de customização;

  • especificação de customização;

  • apresentação da proposta comercial;

  • apresentação do desenvolvimento de Produto Teste;

  • Validação do Produto com o cliente.

Execução ou preparação de contratos seja relacionado ao conhecimento das necessidades do cliente, desenvolvimento, criação de usuários, cadastro, geração de indicadores e relatórios, nos termos do contrato.

Interesses legítimos para compreender as necessidades do cliente, seja na parametrização, configuração, treinamento, integração e implementação das soluções necessárias para seu negócio e de seus clientes através de customizações.

Obrigações legais relacionadas a transações financeiras

Interesses legítimos para evitar fraude e manter a idoneidade dos registros.

Obrigações legais

Conformidade à legislação e normas regulamentares relacionadas não só aos aspectos tributários, como também relacionadas ao transporte de mercadorias e produtos (por exemplo, emissão de notas fiscais de devolução na logística reversa, armazenamento de documentos contábeis, faturamento, emissão de notas fiscais e cobrança), elaboração de contratos e procurações,

Legislações Federais e Estaduais relacionadas aos aspectos tributários, ambientais e de transporte de mercadorias.

Obrigações Contratuais.

Legítimo Interesse para diminuir o tempo de implantação e evitar que o cliente tenha que fazer os cadastros dos campos de produção de forma manual relacionados ao SIGEF.

Resposta a incidentes

Existem diversas atividades associadas a esta finalidade, como:

  • garantir a segurança dos serviços;

  • responder, monitorar acessos as áreas com acesso restrito e das soluções; 

  • solicitar assistência de serviços de emergência;

  • enviar notificações e alertas em caso de incidentes ou emergências (como via SMS, e-mail, ou canal disponível para dar efetividade à comunicação)

Execução do contrato em relação à segurança dos colaboradores e parceiros por meio de interações com o pessoal de segurança do local

Interesses legítimos, como monitorar acessos a áreas restritas

Obrigações legais

Conformidade e Jurídico

Existem várias atividades associadas a esta finalidade, como:

  • cumprir as leis aplicáveis e Convenções Coletivas de Trabalho;

  • celebrar contratos com parceiros, fornecedores e funcionários, cumprimento de processos legais (Saúde Ocupacional, Alimentar, dentre outros);

  • realização de atividades inerente a execução do contrato firmado com terceiros;

  • responder a pedidos de autoridades públicas e governamentais; 

  • atender aos requisitos de segurança nacional ou de aplicação da lei;

  • impor nossos termos e condições; 

  • proteger nossas operações; 

  • proteger direitos, privacidade, locação de equipamentos, segurança ou propriedade da Runtec e de seus funcionários, parceiros, clientes, visitantes e outros indivíduos relevantes;

  • buscar recursos legais disponíveis;

  • e, limitar os danos que a Runtec possa sofrer.

Obrigações legais, como cumprimento dos processos legais

Interesses legítimos, como impor termos e condições para proteção de marcas comerciais

nteresses vitais dos indivíduos, como contatar serviços de emergências caso aconteçam distúrbios e incidentes envolvendo colaboradores ou clientes

Segurança e aprimoramento do seu uso dos WebSites do Runtec.

Segurança e aprimoramento do seu uso dos sites do Runtec: www.Runtec.com.br

  • Aprimoramento da navegação;

  • Assistência e manutenção;

  • Implementação de medidas de segurança e prevenção de fraude

(3) meses a contar da data da coleta.

9. Como usamos suas informações

Todos os dados e informações coletadas somente serão utilizadas para os fins aqui descritos e autorizados pelo titular.

9.1 Usos autorizados

Poderemos utilizar seus dados para:

Eventualmente, poderemos utilizar dados para finalidades não previstas nesta declaração de privacidade, mas estas estarão dentro das suas legítimas expectativas. O eventual uso dos seus dados para finalidades que não cumpram com essa prerrogativa será feito mediante sua autorização prévia.

9.2 Exclusão dos dados

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando requisitado, ou quando não forem mais necessários ou relevantes para lhe oferecermos os nossos serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da Runtec.

9.3 Monitoramento

A Runtec se reserva no direito de monitorar todas as suas plataformas, principalmente para assegurar que as regras descritas em nosso Contrato estão sendo observadas, ou ainda se não há violação ou abuso das leis aplicáveis.

9.4 Exclusão de usuário

A Runtec se reserva no direito de excluir determinado usuário, independente do tipo que for, caso estejam em desacordo com a Legislação e/ou quando o Contrato não esteja sendo respeitado.

9.5 Compartilhamento

Os dados coletados poderão ser compartilhados com nossos parceiros para as mesmas finalidades previstas no item 8.1.

9.6 Possibilidade de inclusão em negociações

Todas os dados, informações e conteúdos coletados podem ser considerados ativos no caso de negociações em que a Runtec fizer parte. 

9.7 Marketing Direto

A Runtec poderá tratar os seus dados com a finalidade de lhe enviar informações sobre ofertas, produtos e serviços. Este serviço de informação e tipo de tratamento de dados será realizado unicamente com o seu consentimento, consentimento este que lhe será devidamente solicitado de uma forma positiva e transparente no momento da coleta dos seus dados através do formulário específico para o efeito ou através da subscrição da nossa newsletter online.

Assim com o seu consentimento, receberá comunicações de marketing através de e-mail, sendo sempre disponibilizado no próprio e-mail a forma de exclusão deste consentimento.

Os seus dados serão conservados para esta finalidade no prazo após o seu consentimento ou renovação de consentimento, a não ser que decida retirar o consentimento previamente dado para o mesmo.

9.8 Relação com Colaboradores / Fornecedores / Prestadores de Serviços / Entidades Terceiras

Neste âmbito o tratamento de dados é necessário para a execução dos contratos a celebrar entre os titulares dos dados e a Runtec, na realização das negociações pré-contratuais necessárias ou ainda na Relação Contratual entre Pessoas Jurídicas e a Runtec.

Caso os dados não sejam disponibilizados, a Runtec não poderá cumprir as obrigações contratuais ou mesmo legais exigíveis para cada tipo de relação contratual.

Os dados com esta finalidade serão armazenados durante o tempo de vigência de contrato/relação contratual em questão sem prejuízo do cumprimento das disposições legais que possam obrigar a um período de retenção superior.

Os dados coletados com esta finalidade, poderão também ser tratados com a finalidade de cumprimento de obrigações regulatórias ou legais, bem como para o exercício de direitos em processos judiciais.

Poderá ainda ocorrer situações em que a finalidade esteja vinculada a existência de um interesse legítimo por parte da Runtec e aqui os dados serão conservados pelo período necessário ao exercício do respetivo interesse legítimo.

10. Gestão de Sugestões, Reclamações e Conflitos relacionados aos seus dados pessoais

Poderá ser necessário contatar a Runtec para fins de efetuar uma sugestão, reclamação ou conflito referente aos seus dados pessoais, este contato poderá ser feito diretamente, via telefone ou por envio de e-mail para o contato informadoprivacidade@agrotis.com.br.

Os seus dados pessoais solicitados nesta intervenção serão tratados com base nos interesses legítimos da Runtec e no seu consentimento.

Estes dados são coletados com o fim de analisar e resolver a situação subjacente à sua sugestão ou reclamação.

Os dados coletados para esta finalidade serão conservados pelo tempo necessário à resolução da reclamação apresentada, salvo eventual prazo prescricional previsto em lei nacional que exija um prazo superior.

11. Compartilhamento de Dados Pessoais

Decorrente das finalidades para os quais os seus dados pessoais são coletados, este poderão ser transmitidos da seguinte forma:

  1. Fornecedores/prestadores de serviços/entidades terceiras: Se é nosso cliente, colaborador, prestador de serviço ou fornecedor, saiba que os seus dados poderão ser tratados por empresas subcontratadas pela Runtec nomeadamente no armazenamento dos dados coletados via Website, correio eletrônico e Runtec Plataforma
    Nestes casos serão fornecidos os dados pessoais essenciais para a prestação do serviço em causa.

  2. Fornecedores de produtos ou serviços: Em algumas de nossas soluções, como descrito no item 5 – Das Nossas Soluções, os dados pessoais são compartilhados para terceiros, como por exemplo, transportadoras no caso do Hodie Motorista, que também associa a nota fiscal ao motorista, além de proporcionar o registro de localização via GPS, caso habilitado. No HodieBooking, para proporcionar a organização da agenda de expedição e recebimento de cargas, os dados do pedido/motorista poderão ser compartilhados com a empresa responsável pela gestão do Pátio e/ou doca. No Hodie Pedidos, pode ocorrer a vinculação entre os dados do cliente do cliente Runtec ao pedido para proporcionar o monitoramento e controle de cada etapa do ciclo do pedido.

  3. Autoridades e Administração Pública: Alguns dos seus dados pessoais serão transmitidos às autoridades competentes por necessidades de cumprimentos legais.

Em caso de investigações e na legitimidade comprovada nesse caso, bem como por determinação judicial, os seus dados também poderão ser transmitidos às autoridades policiais ou judiciais competentes.

12. Medidas Técnicas, Organizacionais e de Segurança Implementadas

Por forma a garantir contra a destruição acidental ou ilícita, alteração ou perda acidental, acesso ou divulgação não autorizados, dos dados pessoais que nos são confiados, a Runtec toma as medidas técnicas e organizativas adequadas, de acordo com as disposições legais aplicáveis.

Existem medidas técnicas tais como firewalls e sistemas de antivírus atualizados e comunicação através de protocolos criptografados entre os sistemas da Runtec, como por exemplo na transmissão de informações entre o HODIE desktop e o HodieWEB, assim como organizacionais tais como troca periódica de senhas, monitorização e registro de acessos aos sistemas e procedimentos internos de gestão de identidades.

A Runtec está aperfeiçoando seus controles internos e implementando um Sistema de Gestão da Segurança da Informação de Privacidade, sendo que os dados pessoais dos quais somos responsáveis pelo tratamento são tratados de forma absolutamente confidencial, existindo para isso políticas e procedimentos internos de segurança e confidencialidade, os quais são atualizados de acordo com as necessidades e alterações legais que a isso obriguem.

A Runtec empenha-se por padrão para que os dados pessoais sujeitos a tratamento sejam os mínimos necessários para as finalidades de tratamento previamente definidas, assim como, que só terão acesso aos mesmos as pessoas devidamente autorizadas para o efeito, conforme sistema de gestão de identidades interna.

A interação com o website da Runtec é efetuada através de canais seguros e de comunicações que utilizam o protocolo HTTPS e o padrão de segurança SSL.

Existe uma constante sensibilização e formação dos colaboradores internos quer relativos às medidas de segurança da informação e privacidade de dados existentes na Rede, como em relação à legislação em vigor sobre segurança e privacidade de dados.

Sempre que seja possível é efetuada a anonimização ou pseudonimização dos dados pessoais, sendo assim mais complicado em caso de vazamento de dados a identificação dos titulares dos dados.

A Runtec possui sistemas de backup e recuperação de dados que permitem a reposição de forma rápida dos sistemas e dados caso haja um incidente.

O Sistema de Gestão da Segurança da Informação está sendo desenhado de forma a garantir a informação, sendo assegurados dentro dos padrões tecnicamente e organizativamente possíveis a confidencialidade, disponibilidade e autenticidade dos dados tratados pela Runtec.

13. Segurança das Informações

Todos os dados coletados são confidenciais e somente as pessoas com as devidas autorizações terão acesso a elas. Qualquer uso destas estará de acordo com a presente Declaração de Privacidade. A Runtec empreenderá todos os esforços razoáveis de

mercado para garantir a segurança dos nossos sistemas e dos seus dados. Nossos servidores estão localizados em diferentes locais para garantir estabilidade e segurança, e somente podem ser acessados por meio de canais de comunicação previamente autorizados.

Todas as informações coletadas serão, sempre que possível, criptografadas, caso não inviabilizem o seu uso. 

13.1 Segurança dos Dados

A Runtec está adotando medidas técnicas e organizacionais apropriadas, de acordo com as disposições legais aplicáveis, para proteger seus dados pessoais contra destruição, perda ou alteração, utilização indevida e acesso não autorizado, modificação ou divulgação de forma ilícita ou acidental. Para esse fim, implementamos medidas técnicas (como firewalls, protocolos criptografados e sistemas antivírus) e medidas organizacionais (como um sistema de identificação, trocas periódicas de senha, acesso restrito a recursos) para garantir a constante confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência de sistemas e serviços de tratamento.

13.2 Proteção de seus dados pessoais durante transferências internacionais

Para os fins determinados nesta Política de Privacidade, poderemos transferir seus dados pessoais para destinatários internos ou externos que poderão estar em países que oferecem níveis diferentes da proteção de dados pessoais.

Consequentemente, além da implementação de políticas e procedimentos específicos, a Runtec empregará as medidas apropriadas para garantir uma transferência segura de seus dados pessoais entre as empresas da Runtec ou a um destinatário externo localizado em países que oferecem um nível diferente de privacidade daquele oferecido no país em que os dados pessoais são coletados.

14 Utilização de Cookies

Quando visitar o nosso Site, e por forma a permitir um melhor serviço e uma navegação mais agradável, ser-lhe-á requerido o seu consentimento para a criação e gravação no seu computador de arquivos de texto (Cookies).

Os cookies ou outros rastreadores semelhantes são pacotes de dados utilizados para conectar com o browser do utilizador e coletar informação sobre a navegação e interesses de quem utiliza o site.

Estas informações podem conter, por exemplo, a identificação da sessão, localização, idioma, equipamento utilizado ou o sistema operativo.

Durante o período de validade do cookie este armazena a informação do estado quando o browser acessa várias páginas de um site ou quando um browser retorna a este mesmo site.

14.1 Os Cookies podem ser de dois tipos:

  1. De sessão, quando estes são automaticamente eliminados após fechar o browser ou o nosso website;
  2. Persistentes, estes permanecem no seu equipamento até à data de expiração ou até que sejam eliminados utilizando as ferramentas disponíveis para isso no seu browser.

Este tipo de tecnologia é utilizada para as seguintes finalidades e coleta os seguintes dados pessoais:

Este arquivo vai permitir-lhe uma maior facilidade e rapidez no acesso ao Site, bem como a sua personalização de acordo com as suas preferências. A maioria dos browsers aceita estes arquivos (Cookies), mas o poderá deletá-los ou definir automaticamente o seu bloqueio. No menu "Ajuda/Help" do seu browser encontrará como efetuar essas configurações. No entanto, caso não permita o uso de cookies poderá haver algumas funcionalidades do nosso website que não conseguirá utilizar.

Em relação à funcionalidade de identificação através das redes sociais que tenha com sessão aberta quando nos visita, recomendamos que leia as políticas de privacidade destas mesmas redes para se familiarizar com a forma como utilizam a informação de navegação que possam coletar.

15 Violações de Dados Pessoais

No caso de ter sido identificada uma violação de dados pessoais, e após avaliação de impacto, caso seja identificado que o vazamento implica em um elevado risco para os direitos e liberdades do titular dos dados afetados, a Runtec compromete-se a efetuar a comunicação no prazo de 30 dias da violação de dados pessoais à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e aos titulares dos dados afetados a contar do conhecimento do incidente, salvo estabelecimento de um prazo menor pela agência reguladora.

A comunicação ao titular dos dados não será efetuada nas seguintes situações:

A Runtec considera a privacidade algo extremamente importante, e fará tudo que estiver ao alcance para protegê-la. Todavia, não temos como garantir complemente que todos os dados e informações coletados estarão livres de acessos não autorizados, principalmente caso haja compartilhamento indevido das credenciais necessárias para acessar nossas plataformas e softwares. 

16 Atualizações da Política de Privacidade

A Runtec se reserva no direito de alterar essa Política de Privacidade quantas vezes forem necessárias, visando fornecer a você mais segurança e conveniência. É por isso que é muito importante acessar nossa webpage (www.runtec.com.br/privacidade) periodicamente. Para facilitar, indicamos no início do documento a data da última atualização. Caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações suas, publicaremos uma nova versão dos nossos compromissos com a privacidade.

17 Disposições Finais

Este documento é propriedade da Runtec sendo da sua responsabilidade garantir que esta declaração é revista em conformidade com as necessidades legislativas ou alterações ao tipo de tratamento/processamento de dados pessoais sob a sua responsabilidade.

A versão mais atualizada deste documento encontra-se disponível para todos os colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócio no web site no seguinte link: www.runtec.com.br/privacidadewww.agrotis.com.br ou consultando todo o processo do sistema de gestão da segurança da informação e privacidade da Rede, quando concluída sua implementação. Como não contém informação confidencial, é disponibilizado de forma aberta para todos, incluindo partes externas da instituição.

Este procedimento relacionado com a segurança da informação foi aprovado pela Diretoria da Runtec em (27 de Agosto de 2021) e é disponibilizada numa versão controlada sob a assinatura de Daniela Rodrigues da Silva, sócia, administradora da Runtec.

18 Lei Aplicável

Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis brasileiras. Fica eleito o Foro da Comarca de Jundiaí-SP, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.