A logística reversa é sempre mais complexa e custosa do que uma operação de distribuição, o que a torna uma ótima fonte de oportunidades de melhorias.
Além das dificuldades operacionais, existe também uma complexidade ligada à gestão e controle da logística reversa, que pode ser resolvida com uma solução tecnológica (software).
Muitas empresas ainda estão em uma fase embrionária no quesito digitalização da logística reversa, e enfrentam desafios básicos como, por exemplo, concentrar as “solicitações de devolução” em uma ferramenta.
Um grande complicador é o fato de os embarcadores terem diferentes fluxos de reversa, cada um adequado para cada tipo de operação ou material. Por exemplo:
- “Devoluções por vencimento de produto em clientes Key Account”
- “Recall por qualidade”
- Etc.
Lembrando que cada um destes fluxos possui etapas, responsáveis e prazos.
Dependo do volume de solicitações de devolução, administrar toda esta complexidade é algo quase impossível de ser feito sem o apoio de sistemas de software.
Sistemas como o Hodie Reversa permitem controlar diferentes fluxos de logística reversa:
- Multi-fluxos
- Workflow configurável
- Sistema escolhe o fluxo conforme as variáveis da solicitação
- Controle de prazos por etapa
- Acionamento do responsável pela etapa
- Escalonamento de autorizações
- Automatizações para tomada de decisões nos fluxos
- Homologado por grandes indústrias farmacêuticas
- Gestão de crédito para o cliente
- Processo auditável
- Digitalização com inclusão de terceiros (clientes, transportadores, diretores, comerciais)
- Monitores, dashboards e torre de controle
Como começar?
Uma gestão eficiente começa com o desenho dos fluxos dos processos com a linguagem BMPN (Business Process Model and Notation). Depois disso, é preciso estabelecer as etapas, prazos e responsáveis por cada fase do fluxo.
Lembrando que o processo de digitalização das empresas, tão comentado e desejado por todos, também traz responsabilidades para terceiros (clientes, fornecedores, transportadores, etc), de modo que podemos (e devemos) atribuir a responsabilidade de algumas etapas dos fluxos reversa para estes ”players” dentro dos processos e sistemas.
Este pacote (fluxo + prazos) determina um prazo para atendimento de cada solicitação, o que já é um grande avanço no processo de implementação do controle da logística reversa.
Depois disso, é só implementar um bom software para gerir sua operação reversa, e colher os frutos que a ferramenta poderá proporcionar!
Artigo publicado no dia 5 de novembro de 2020 em linkedin.com